atas 2015

2015 - ATA DA QUARTA REUNIÃO DO REUNIR V
AVALIAÇÃO DO EREU

No dia 27 DE SETEMBRO DE 2015, reuniram-se no LAE - LAR AMOR E ESPERANÇA DE RIO DAS OSTRAS as 14 horas, os membros do Reunir V  para avaliação do EREU  2015. Estiveram presentes os companheiros Rogerio do 26º CEU, Esmeralda e Fábio do 44º CEU de Rio das Ostras, Beth e Flávio, do 34º CEU de Cabo Frio. A reunião foi aberta com a leitura da página “ No serviço Cristão” do livro Pão Nosso, pelo espirito de Emannuel e psicografia de Francisco Candido Xavier pela companheira Esmeralda e a prece de abertura feita pelo companheiro Fábio de Rio das Ostras.
Após leitura da Ata da reunião anterior, a companheira Elizabeth foi escolhida para presidir a reunião, sendo montada a pauta como:
1 - avaliação do EREU    
2 - Nivelamento de Informações sobre o movimento espírita
3 - Avaliação e Propostas para o movimento espirita da Região.

1 - avaliação do EREU  
Participação  192 participantes, assim distribuidos:
26º CEU, - 32
33º CEU, - 13
34º CEU, - 59 
35º CEU, - 26
39º CEU, - 02
44º CEU, - 15

Foi avaliado que a presença de do 33º CEU apesar de ter crescido ainda foi pequena, demandando um processo de incentivo para melhoria.
Com relação ao 35º CEU foi verificado uma maior participação das casas Semente de Mostarda e Fonte Viva, requerendo ações para incremento da participação das outras Instituições.
Foi considerado muito preocupante a ínfima participação do 39º CEU, demandando a necessidade de promover junto aos dirigentes locais a discussão da questão e ações de sensibilização para reversão do quadro.
O companheiro Flávio sugeriu encaminhar as demandas sobre esse assunto aos coordenadores de unificação dos respectivos CEU sugerindo que promovam ações para alavancagem da participação no próximo EREU.
Foi avaliado o resultado da avaliação da produtividade dos centros de interesse que apontou um desempenho excelente, havendo apenas três avaliações negativas. Beth ressaltou que em todos os centros de interesse havia um representante do 34º CEU fazendo a avaliação junto com as avaliações individuais e que todos foram unânimes em afirmar a excelente qualidade do trabalho desenvolvido. O companheiro Flávio afirmou que o centro de interesses em que ficou foi maravilhoso e teceu muitos elogios ao trabalho desenvolvido por Carmem Silveira no Centro de Interesses sobre mediunidade e depressão, considerando que foi um trabalho digno de ser repetido. Fábio comentou ainda sobre a exposição de abertura feita pelo Humberto e pelo Hélio, e elogiou muito o desempenho dos mesmos, afirmando que estavam muito inspirados e tocaram profundamente na alma dos presentes pela riqueza, profundidade e clareza na abordagem objetiva do tema. Rogério avaliou o trabalho desenvolvido no centro de interesse de unificação, ressaltando que para ele não houve novidade no que foi apresentado mas entendeu que para o publico alvo presente foi importante e considerou que observou muita precariedade de conhecimento nos dirigentes das casas espíritas da região, no que tange ao  planejamento do movimento espirita local.  
Beth ressaltou a dificuldade para realizar centro de interesses com pessoas que não estiveram presentes em anos anteriores nos espaços de qualificação do EREU, gerando impedimento para o aprofundamento dos assuntos pela participação de neófitos nos centros de interesse, apesar dos esforços dos organizadores em minimizar as diferenças definindo pre requisitos. 
Flávio sugeriu colocar na ficha de inscrição perguntas sobre participação anterior e conhecimento do assunto a ser abordado no centro de interesse para buscar nivelar a organização dos grupos.
Fábio comentou que Carmem foi perfeita nas respostas colocadas para perguntas que não cabiam no contexto. Esmeralda comentou que ficou surpresa com alguns posicionamentos que observou na fala de trabalhadores que se dedicam ao diálogo com os espíritos, demandando esclarecimento desses tarefeiros para ampliação do conhecimento para atuar na tarefa e o mais alarmante é que não eram neófitos.
Flávio afirmou que cabe a direção das casas avaliar as pessoas que pretendem participar do evento senão o evento se torna improdutivo. Quando se insere alguém que não tenha desenvolvimento suficiente do assunto para aproveitar o que vai ser oferecido, limita-se muito o aproveitamento. O EREU é um investimento de tempo e trabalho para o qual o objetivo apenas de confraternização é muito pouco.   É preciso um crivo mais adequado para avaliar melhor as inscrições e quem vai efetivamente participar do evento. Isso inclusive vai levar as pessoas que ficarem de fora a pensar no porque não podem participar.  Então não é só pagar e colocar o nome? Não! Ser espírita é algo a mais do que isso, não é só pertencer e pagar mensalidade no centro e participar das atividades. Ser espirita requer estudar a doutrina e ter vivencia espírita. As casas precisam abrir frentes de estudo para garantir a qualificação dos trabalhadores. 
Esmeralda informou que mandou trabalhadores sem os pre requisitos por que a casa é pequena e não tinha trabalhadores com conhecimento para participar. Mandou tarefeiros para se atualizarem e repassar os conhecimentos na casa espirita. O objetivo foi de formação desses trabalhadores.  Beth informou que o EREU é um espaço de diálogo com a federativa e não um espaço de formação. Considerou que para formar um multiplicador ele precisa de experiencia no assunto foco do centro de interesse. Ressaltou ainda que é necessário discutir nos CEU com os dirigentes as questões apontadas na avaliação do EREU
Uma dessas questões foram as perguntas incipientes dos participantes com relação as atividades fim dos centro de interesse.
Rogerio afirmou que existem casas que inscrevem pessoas que não tem nenhum conhecimento e usam o EREU como espaço de capacitação, que não é, pois é muito pouco o tempo de atividade para atender a essa finalidade. O espaço do EREU é para viabilizar o diálogo entre a federativa e o CEERJ, visando ajustar o rumo do movimento espirita. 
Foi considerado que o EREU não pode começar e acabar no EREU. Ele começa nesse dia mas, precisa continuar a partir do evento, pois é um indicador, um polo dinamizador de diretrizes para o movimento espirita, por isso o CEU precisa multiplicar as discussões para o movimento espirita de sua região. 
Beth ressaltou que precisamos elaborar o regimento do EREU  para alinhavar a metodologia e as regras de execução, visando qualificar o evento e garantir que essas dificuldades sejam minoradas. Lembrou ainda que precisamos ter monitores para fazer a escuta do CEU dentro dos centros de interesse e para isso precisamos identificar quem tem condições para ocupar esse papel e definir no regimento quais os pre requisitos que são necessários para desenvolver essa tarefa com o olhar da unificação.  
Foi apontado que essa avaliação fica deficitária por conta da ausência dos representantes dos demais CEU. 
Para o EREU de Araruama foi sugerido que cada um dos CEU presentes nessa avaliação assumam três centros de interesse cada um para relatoria. Para isso precisamos preparar esses relatores desde já, e precisamos de pessoas capacitadas para tal.
Indagados os CEU presente, acerca da transmissão do conteúdo do evento, verificou-se que não houve uma ação sistemática nesse sentido. 
Flávio sugeriu que ao invés de monitores tenhamos relatores. Seriam 2 relatores por cada CEU para fazer a conclusão e a relatoria do centro de interesse garantindo uma avaliação eficaz, alem de produzir documentação da atividade que também deve ser gravada. A partir dai podemos elaborar os anais do encontro que pode ser convertido em livro e ser compartilhado, tornando viável o repasse fidedigno das informações, garantindo que o produto do EREU não se perca.
Foi discutido que muita gente não entregou a avaliação. Entendeu-se que alem do relator precisamos de um monitor para essas questões. Isso precisa definir com o regimento. Flávio foi instado a ajudar a elaborar esse regimento. 
Na avaliação da organização foi relatado que o que foi tratado na reunião de preparação não foi cumprido por alguns CEU. Os crachás foram misturados para colocar em ordem geral quando o acertado era estar separado por CEU. Houve problemas com a arrecadação da taxa porque a regra definida para pagamento do almoço não foi cumprida por alguns CEU, Os crachás tinham dados para identificação que não foram respeitados e por isso alguns não foram encontrados. Flávio sugeriu que usemos número ao invés de nome para localização do crachá. Fábio sugeriu que os monitores do CEU sejam encarregados de cuidar dos participantes da cidade fazendo seus crachás, entregando antecipadamente ao inscrito na própria cidade e recolhendo o pagamento do almoço para entregar ao CEU realizador do evento, juntamente com a relação de participantes. Para isso vamos precisar ter o crachá padrão entregue para os CEU e o banco de dados liberado para o coordenador dos CEU.
Flávio informou que os recursos arrecadados não foram suficientes para cobrir as despesas do evento, demandando a busca de doações para cobrir o saldo negativo.
Foi sugerido passar o valor da taxa para R$20,00 para custear as despesas de café e almoço. Necessário buscar doações para complementar os recursos. 
Fábio comentou que se houver relação de confiança com as casas pode ser articulado que cada casa assuma uma refeição e promover a união e redução de custos.
Beth informou que os facilitadores do CEERJ ficaram muito satisfeitos com o ambiente, a ambientação feita pelos jovens, a organização e o clima espiritual do EREU. Rogerio informou que o publico do 26º CEU também avaliou muito bem a atividade no geral.
Fábio sugeriu que no próximo EREU usemos um vídeo motivacional com flashes do EREU 2015
Ficou então definido o seguinte:
 - o EREU tem como finalidade compartilhar experiencias e dialogar com a federativa para afinar o rumo do movimento na região

- o CEU precisar disseminar o entendimento de que o EREU não tem como finalidade confraternizar ou capacitar. Isso é vital para conscientizar os dirigentes para o direcionamento adequado dos trabalhadores para a atividade. Para fazer isso é necessário se aproximar das casas. Rogerio informou que em Araruama o recurso usado tem sido agregar mão de obra.

- as oficinas e  centros de interesse serão gravados e relatados pelos relatores preparados e indicados pelos CEU.

- Promover encaminhamento de feed back aos dirigentes das Instituições com a seguinte afirmativa:
Durante o EREU  foi possível registrar que alguns participantes demonstraram não ter conhecimento e nem vivência espirita que justificasse sua inscrição em determinado centro de interesse ou oficina oferecida. Seria importante os dirigentes das Instituições refletirem acerca dessa questão. Material para reflexão: ( Quem foi ao EREU? Qual o conhecimento que tem ? Qual a vivência espirita que possui? Qual a capacidade de multiplicar o conhecimento adquirido? Qual a importância dessa participação e qual o aproveitamento da indicação para a casa espirita?

no próximo EREU perguntar na ficha de avaliação: Qual foi o uso que fizemos do conteúdo do EREU anterior. Foi útil? Usamos? Divulgamos para os demais na região? 

- Os CEU, na ocasião do EREU ficarão responsáveis de preparar  os crachás de seus participantes, recolher o pagamento do almoço, antecipadamente, e repassar o valor acompanhado da relação para o CEU sede. 

-O Reunir deverá produzir um vídeo motivacional com flashes do EREU 2015 para uso no proximo evento.

- Fazer uma camisa para uso pelos membros do REUNIR - com a logo definida pelo CEERJ e um fator escolhido pelo CEU que identifique sua região


- Temas sugeridos para 2016 na avaliação feita pelos participantes do EREU 2015 : 
      1. O papel do espirita na sociedade atual; 
      2. O jovem, a família e o movimento espirita;
      3. O jovem e a casa espírita - convivendo e aprendendo;

Item 2 - Nivelamento de informações do movimento espirita 
Noticias  do 34º CEU 
- está multiplicando o EREU através da utilização do mesmo tema para o mês espirita
- O tema da COMEERJ é fomentado pelo movimento após o evento
- O trabalho de COMEERJ está começando antecipadamente nas mocidades sendo colocado para reflexão o tema a ser desenvolvido no encontro de carnaval

Noticias  do CEERJ
- Está em andamento o processo de redefinição do conselho diretor e Beth foi eleita pelos membros do movimento presentes na reunião de eleição
- Rogerio falou sobre a participação do Reunir V nas reuniões do CEEU e da importância de usar a fala para garantir o discurso em favor das propostas da região
- Todos foram alertados para a reunião que vai eleger a nova diretoria do CEERJ a partir dos membros do conselho diretor

Item 3 - Propostas para o movimento no REUNIR V
- Promover cursos para capacitação de novos representantes, clarificando o papel do representante nas instancias colegiadas CEU, REUNIR, CEERJ, CEEU, para formar novas lideranças, 
- Buscar aproximação com o 35º e 39º CEU para verificar como podemos ajudar na alavancagem desses CEU. Atuar através da aproximação para sensibilizar e para ajudar a desconstruir alguns impedimentos que estão comprometendo a unificação nesses locais. 
-Elaborar uma carta de apoio em nome do REUNIR V para enviar às casas espíritas, evidenciando que podem contar com o movimento espirita da região. 
- Manter a agenda de reuniões do Reunir e elaborar o calendário de reuniões ordinárias para 2016, a saber: 28 de fevereiro,  22 de maio e 25 de setembro, em Araruama cidade sede do proximo EREU.
- Definir conforme o regulamento do CEERJ o colegiado para 2016, que fica composto da seguinte forma:  Araruama (2016 - Próximo EREU) , Cabo Frio (2015)  e São Pedro da Aldeia (2017)

Nada mais a tratar encerrou-se a reunião com prece proferida pelo companheiro Flávio de Cabo Frio.


------------------------------------------------------------------
2015 _ ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DO REUNIR V 
PARA ORGANIZAÇÃO DO EREU 2015

No dia 03 de maio de 2015, reuniram-se no CETJ os membros do Reunir V  para dar prosseguimento a organização do EREU  2015. Estiveram presentes os companheiros Rogerio e Cyro de Araruama, Esmeralda e Sergio de Rio das Ostras, Walde, Beth, Flávio, Gelson, Wladimir  e Regina de Cabo Frio e Alex e esposa de Macaé. A reunião foi aberta com a leitura da página “ A Chave Bendita” do livro Mãos Unidas, pelo espirito de Emannuel, Francisco Candido Xavier  e a prece de abertura.
Após leitura da Ata da reunião anterior do dia 22 de março, a companheira Elizabeth perguntou se alguém teria alguma consideração a fazer.
Colocada em pauta a discursão sobre inscrições.  Beth lembrou como seria o procedimento de inscrição conforme consta da ata da reunião anterior e  que até aquele momento só haviam 26 inscrições de Macaé, 19 de Rio das Ostras, 1 de Saquarema e 19 de Cabo Frio.  De São Pedro da Aldeia e Araruama nenhum inscrito.
Rogério de Araruama alegou que o tema escolhido para o EREU não seria o foco do interesse na cidade e que acreditava que esse era o motivo da não adesão. Disse ainda que as pessoas questionaram o pagamento do almoço com antecedência.
Beth esclareceu que o foco do EREU foi discutido em reunião anterior onde o representante de Araruama estava presente e que todos concordaram. Também argumentou que o objetivo do EREU é muito claro. Antes era apenas um encontro de Confraternização mas  hoje o foco maior é a discussão das questões que são relevantes para o movimento e também a capacitação das pessoas para a o movimento de Unificação. As pessoas que vão ao EREU precisam estar habilitadas a serem multiplicadoras de idéias.  Tal como na COMEERJ, não podemos esquecer que a todo momento é tempo de evangelização.  Cobrar antecipado pelas despesas de alimentação é para garantir que a infraestrutura possa estar em conformidade com a demanda do evento. Tem sido um problema para as cidades o descompromisso de alguns indivíduos com o processo. As pessoas se inscrevem e não aparecem e não tem nenhum drama de consciência com isso. O trabalho precisa ser olhado como um todo e não egoisticamente cada um olhando para o seu umbigo. As pessoas precisam ser levadas a refletir, e a se comprometerem com a Unificação, com a fraternidade, com os princípios da doutrina espirita. As pessoas se posicionam a partir do egoísmo, não a partir das reflexões que a Doutrina Espirita trás, que nos mostra uma visão de mundo diferente. As discussões precisam ser mais profundas e sem melindre.
 Rogério de Araruama disse que mapeou cada casa e esta tentando trazer essa  ideia, mas que as pessoas ainda trazem melindres e os assuntos são tratados com muito cuidado.
Esmeralda de Rio das Ostras informou que se reuniram com os dirigentes entregaram a ata da reunião, explicaram o passo a passo de como seria os procedimentos de inscrição do EREU e mesmo assim ninguém entregou nenhuma ficha de inscrição e nem fez o pagamento de almoço.
Ciro alegou que mesmo sendo esclarecido que o CEU são as Casa Espiritas, as pessoas não enxergam assim, eles entendem que são coisas diferentes. As pessoas acham que o REUNIR resolveu que fosse assim e pronto. Rogério disse que tenta explicar o que é Casa Espirita, CEU e Reunir, mas que ainda enfrenta resistências
Gelson afirmou que também achou que trazer o tema de 150 Anos do Livro Ceu e Inferno, não foi uma boa ideia, pois se o EREU tem com objetivo a capacitação deveria trazer temas afins com essa ideia.
Rogério acha que o CEERJ deveria observar o Espiritismo que esta sendo praticado nas Instituições,  e vir trazer as orientações para a região.  As casas precisam discutir o movimento e trocar experiencias. Como trocar as experiências do que cada casa faz se não me encontro com o outro companheiro?
Beth lembrou que conforme ficou decidido na ultima reunião,  na parte da manhã será explorado o tema do das oficinas e na parte da tarde será efetivada a troca de experiências, inclusive para viabilizar isso foi revisto o tempo na parte da manhã e da tarde, sendo ampliado a tempo da tarde para isso. As oficinas são todas dentro das áreas de organização sugerida pela estrutura do CEERJ. A proposta do nosso EREU é trazer o CEERJ para falar com o movimento. Realçado que serão oficinas e não cursos. De manhã as oficinas terão uma parte teórica e a tarde a proposta é para a troca de experiências onde a região vai discutir quais as questões que nos afetam em relação aos temas propostos. Nessa proposta o CEERJ fala com a base e a base discute entre si. O CEERJ, através dos facilitadores faz a mediação das discussões na parte da tarde. Essas explicações precisam ser dadas ao membros do movimento em cada CEU. As pessoas criticam, sem refletir sobre as propostas e alem disso não sugerem outras alternativas. Considerando que cada um tem o seu olhar, precisamos ser mais flexíveis em nossos posicionamentos.
Refletindo sobre o direcionamento do foco do EREU, foi ressaltado que o livro CEU e INFERNO favorece em muito as discussões acerca da defesa da vida. Foi argumentado que essas abordagens precisam começar lá na Evangelização da Infância.  A criança precisa começar a pensar, respeitadas as suas capacidades, sobre essas questões desde cedo. São muito evidentes as tendências suicidas, depressivas, etc... Vemos  nossos jovens falando de abortamento como uma coisa natural, alegando para isso a existência do livre arbítrio que cada um tem, deixando claro que há em seus posicionamentos uma orientação de vida que contraria a visão espirita de homem e de mundo. Percebe-se que há falta de aprofundamento nas discussões acerca desses temas tanto dentro da casa espirita como dentro do movimento em geral.  
Rogério espera que o CEERJ leve essas questões de maneira direta para o movimento. Que o CEERJ quebre os tabus que existem nas casas espiritas. Deu como exemplo a mediunidade na juventude.
Beth sugeriu que  nos próximos anos seja atendida a recomendação que foi feita na primeira reunião de organização onde foi solicitado que fossem ouvidas as bases (na casa espirita) para levantar as questões mais relevantes para serem tratadas e discutidas durante as oficinas do EREU. Se isso realmente for feito estaremos colocando o programa do encontro mais próximo da real demanda do movimento.  O levantamento precisa ser feito na casa espirita e depois levado ao CEU que terá a incumbência de passar para o REUNIR as questões objetivas e as dúvidas que necessitam de esclarecimento. Esse ano, ainda há tempo de cada CEU, a partir das oficinas e centros de interesse que estão definidos para o encontro,  efetivar o levantamento junto as casas para identificar as questões que precisam ser discutidas acerca dos referidos temas. Essas questões precisam ser repassadas aos facilitadores para que sejam respondidas e discutidas com todos na oficina, na parte da tarde. O ideal é entregarmos as duvidas e questionamentos aos facilitadores antes do evento repassando assim a demanda com antecedência, para delimitar a nossa necessidade e garantir que o facilitador possa trazer uma proposta de atividade que atinja melhor os objetivos evitando o risco de não satisfazer as reais dúvidas.
Flavio disse que a ideia de criar um Regimento para o EREU atenderia essas questões mais objetivamente. Foi ressaltado que as casas ainda trabalham cada um do seu modo. Isso não é unificação. Foi lembrado que as casas tem autonomia de ação, necessário apenas cuidarmos para não agirmos distanciados dos postulados da doutrina espirita.
Beth disse que o EREU viabiliza um processo de reconstrução da ação, inclusive do modelo de realização do evento na região. Em Rio das Ostras só tivemos a realização de 3 (tres)  Centros de Interesse: Unificação, Área de Educação e Exposição doutrinária, coordenados pelo CEERJ. Em Macaé foram inseridas nove oficinas de capacitação para oportunizar o espaço de concentração de pessoas. Esse ano tivemos a criação de mais um centro de interesses do CEERJ o CI de Juventude Espirita. Mas para que o resultado seja efetivo devem participar pessoas capazes de serem disseminadores/multiplicadoras das ideias. Com 9 centros de interesse com certeza teremos espaço para discutir um universo maior de questões que interessam ao movimento.
Rogerio afirmou que em Araruama existe uma distância grande entre a casa espirita, o CEU e o EREU. Acha que deve ser divulgado em detalhes que existe um modelo de EREU  que foi delineado por um grupo e não é vontade de um só. Deve ser explicado para as bases (casas espiritas)  o porquê de cada decisão tomada em conjunto por um grupo (REUNIR).
Beth argumentou que a crise de confiança que passa o Pais ajuda no descredito das instituições. Ainda no existem no movimento as questões de egoísmo. Muitas vezes existem companheiros que não fazem o que precisa ser feito e que alem disso ainda impedem ou atrapalham que outros companheiros o façam. 
Por necessidade de ampliar o numero de participantes as Inscrições foram prorrogadas para o dia 09 de maio. Os depósitos devem ser feitos na conta do 34º CEU. A organização do almoço será estruturada a partir dos pagamentos.  A limitação de 2 pessoas  por centro de interesse, por casa, teve o objetivo de direcionar as pessoas para os diversos centros de interesse e evitar a superlotação nas oficinas de mediunidade. Aqueles que estiverem inscritos para participar precisarão ser capazes de fazer a divulgação do material discutido.
O folder de divulgação não será mais impresso. Beth entregou um folder em A4 para ser colocado no mural das casas espíritas ou conforme decisão de cada um em sua região. Todos os CEU precisam fazer a divulgação do blog do REUNIR que é a nossa ferramenta de divulgação.
Walde confirmou que serão feitas as camisetas para os trabalhadores envolvidos na organização do EREU. Serão aproveitadas  algumas camisas brancas que sobraram da COMEERJ.  Precisa passar pelo whatsapp, a quantidade e o tamanho das camisetas que o CEU vai precisar.
Duas pessoas de cada CEU  deverão ficar na recepção. Do 33º ficará Alex, Tania e Dimas,  do 26 º Rogério e Ciro, do 44º Sergio e Esmeralda, do 35º, do 39º e do 34º ficou a ser confirmado. A arrumação dos crachás será feita em ordem alfabética porem será feita por CEU, para facilitar a entrega.
Na avaliação do EREU anterior foi pedido para que os facilitadores do CEERJ divulgassem cópia do material usado para apresentação. Também foi pedido que o lanche da manhã e da tarde fosse reforçado porque tem pessoas que vem de longe e precisam se alimentar antes do retorno.
Foi questionado sobre o resultado do EREU do ano anterior e sobre o trabalho que foi desenvolvido no centro de interesse de unificação. Beth falou sobre o caderno de ações que foi elaborado a partir dos EREUs do ano passado e mostrou no site do CEERJ onde localizar o arquivo para download.
Foi informado que a equipe de música do polo estará presente para fazer a ambientação no evento.
Walde será o responsável pelos crachás.  Rogerio informou que Gabriel de Araruama está viajando mas falara com ele, assim que ele chegar,  se poderá desempenhar o papel que lhe foi solicitado, junto com a Maria Luisa de Cabo Frio como apresentadores do evento.
Beth informou que já foram confirmados pelo CEERJ os oficineiros e responsáveis pelos centros de interesse e so ficou faltando o centro de interesse do APSE e da Juventude que serão complementados na região. Beth ira acompanhar isso.  A parte operacional do evento ficou para ser resolvida na reunião do 34º CEU no sábado dia 16 de maio as 14 horas no Centro Espirita Seareiros do Bem.
Nada mais a tratar encerrou-se a reunião com a prece sendo realizada por um companheiro do grupo presente.



2015 _ ATA SEGUNDA  REUNIAO DO REUNIR V 
PARA ORGANIZAÇÃO DO EREU 2015

No dia 22 de março de 2015, reuniram-se no CETJ os membros do Reunir V  para tratar da organização do EREU  2015. Estiveram presentes os companheiros Gabriel do 35 , Roberto do 39, Esmeralda  e Sérgio  do 44 e Beth  e Flavio  do 34 CEU.  A reunião foi aberta com a leitura de uma página e a prece de abertura.
A companheira Elizabeth informou que o local onde será realizado o evento já está definido e será na Escola Municipal  Edilson Duarte. A escola já foi comunicada e fez uma solicitação de doação que esteja ao nosso alcance para beneficiar a escola, em troca pela cessão, deixando um bem para a escola. Solicitou que a doação não seja feita em dinheiro mas sim em bens, material ou equipamentos. 
Em seguida foi discutido a proposta dos temas para as oficinas e a companheira Esmeralda informou que a região do 44 solicita oficinas sobre passe, oratória e evangelização infantil, Roberto de Saquarema indicou a importância de discutir a evasão de trabalhadores, além do acolhimento e atendimento fraterno. Cabo Frio  informou que discutiu o assunto no CEU e tem algumas propostas a serem apresentadas.
O cartaz de divulgação elaborado foi apresentado e vai ser encaminhado por email.
Em seguida foi colocado em discussão a proposta de focar o EREU na discussão em Defesa da Vida. Argumentou-se que vem sendo observado na região que a juventude está com uma visão  muito rasa e incoerente acerca de temas que envolvem a defesa da vida, incluindo temas como abortamento e não estão conseguindo argumentar e fazer frente aos argumentos da visão materialista por não conhecerem com profundidade a doutrina espírita em sua visão de homem e de mundo diferenciada, posicionada claramente acerca da importância da vida como direito natural e inalienável. Foi colocado pelo companheiro Flavio  que vai haver um curso no espaço Helena  acerca desse assunto para preparar voluntários para se engajarem na luta a favor da vida. 
Ficou definido enfim que o EREU terá como tema: 150 anos do livro CÉU e INFERNO - O Espiritismo em defesa da vida" 
Dando continuidade foi apresentado o modelo de ficha inscrição virtual que vai ser disponibilizada no blog do REUNIR no endereço: www.reunircincorj.blogspot.com.br
O relatório de dados da ficha vai ser compartilhado com os coordenadores de CEU para facilitar o acesso  ao acompanhamento das inscrições. Será elaborado o regulamento das inscrições que será veiculado no blog junto com a ficha e com o material de divulgação do EREU, que também será encaminhado por email para os coordenadores dos CEUs.  
Foi informado que haverá uma ficha física para pre-inscrição do trabalhador visando coletar os dados e as assinaturas dos responsáveis da casa espírita. As fichas serão preenchidas pelo interessado mas precisará ser validada pela casa espírita. 
Não serão aceitas inscrições no local, para participação a inscrição precisará ser feita previamente  no período de 1 a 30 de abril. 
A casa espírita precisa acompanhar para saber se seus trabalhadores se inscreveram, caso verifique qualquer ausência de inscrição precisará contatar o coordenador de CEU até o dia 5 de maio para resolver a pendência.
Serão 12 espaços de capacitação e cada casa espírita poderá inscrever até doze pessoas para o evento. Foi feita uma previsão de participação e concluímos que deveremos ter em torno de aproximadamente 300/350 pessoas no evento.
Cada interessado para se inscrever deverá preencher os pré-requisitos para participação na oficina ou centro de interesse, devendo ser trabalhador do serviço em questão para garantir a qualidade na participação e a multiplicação posterior da informação. 
As fichas de inscrição ficarão  na posse do CEU  que fará o lançamento da inscrição na ficha virtual para garantir o acesso da informação pelo 34 CEU para viabilizar a organização do evento. 
O CEU deverá estar atento para inscrever pessoas que possam ser multiplicadoras do conteúdo dos centros de interesse e oficinas de qualificação.
Foi sugerido que busquemos alocar filmadoras nas oficinas para tentar filmar os 12 núcleos de atividade.
O custo do almoço será de R$15,00 (quinze reais). Se sobrar recursos será utilizado para  custear a doação para a escola para compensar a cessão.
O valor do almoço deverá ser recolhido no ato da inscrição pelo coordenador do CEU para garantir o custeio da alimentação e a participação dos inscritos. Após a coleta o coordenador fará o depósito na conta do CEU que fará a transferência para a conta do 34 CEU.
A limpeza do local será feita pelos empregados da escola para garantir que não hajam reclamações posteriores. Faremos o pagamento desses empregados para garantir o serviço. 
Foi sugerido fazermos um regimento interno do EREU para garantir a facilitação da organização nos próximos anos.
Passando a elaboração da proposta das oficinas ficou decidido que serão 9 oficinas, a saber:

Objetivo geral do evento
Refletir sobre as lições do livro “O CEU E O INFERNO” compreendendo a importância de aprofundar o conhecimento e a vivencia dos postulados espiritas no cotidiano das casas espiritas, integrando as gerações (infância, juventude e madureza) no compromisso com a DEFESA DA VIDA como direito NATURAL e inalienável 

1- Evangelização da infância 
Oficina - "A Infância em defesa da vida - Semear para colher"
Facilitador: ?

Objetivo: orientar os evangelizadores de infância sobre como desenvolver as atividades de evangelização para promover a conscientização da criança para a importância de reconhecer o direito à vida como um direito natural e inalienável, preparando o solo do coração e da mente para atitudes coerentes e responsáveis no futuro, tendo como base o conhecimento do Espiritismo. 

Questões:
a) Como trabalhar na evangelização infantil para estimular no evangelizando o desenvolvimento de de uma postura em defesa da vida a partir da infância? 
b)  - como focar o olhar nessa direção já a partir da infância? 
c) - como trabalhar para alcançar essa proposta?
d) - que recursos, que ferramentas podemos usar para iniciar essa semeadura com as crianças?
d) - despertar os evangelizadores para a importância da atitude pessoal em defesa da vida como exemplo nas atividades da evangelização. 

2- Evangelização  da Juventude  
Oficina: "O espiritismo no enfrentamento à visão materialista em defesa da vida"
Facilitador: ?

Objetivo: estimular a reflexão dos evangelizadores acerca da  importância do aprofundamento dos conteúdos espíritas na evangelização, para a preparação dos jovens para o enfrentamento doutrinário consciente do bombardeio a que são submetidos pela visão materialista  dos fatos, no dia a dia, principalmente no meio universitário e nas discussões das redes sociais que defendem a violação do direito à vida. 

Questões a abordar
a) o que leva nossos jovens a cederem aos argumentos da visão materialista nos debates acerca da proposta de liberação do abortamento?
b) o que pode ser feito para ajudar a  juventude a ser mais coerente com a visão espírita, nas redes sociais e em seus  posicionamentos acerca das questões que envolvem a violação do direito à vida? 
c) quais os recursos que podem ser utilizados para propiciar o aprofundamento do conhecimento doutrinário pelos e entre os jovens?

3- APSE - assistência e promoção social
Oficina - “Espaços de convivência - qualificando as relações em DEFESA DA VIDA”
Facilitador: ?

Objetivos - capacitar os trabalhadores da casa espírita para utilização dos espaços de convivência da assistência social, privilegiando o diálogo em defesa da vida no tratamento das questões cotidianas, fundamentado na visão espírita de homem e de mundo postulados pela doutrina espírita.

Questões a abordar:
a) a importância do conhecimento da doutrina espírita para o atendimento ao SER que se encontra em situação de violação de direitos que representam ameaça à vida, tais como: gravidez indesejada, depressão, adicção , violência intrafamiliar, bulling, etc....
b) importância do conhecimento da rede de apoio local
c) importância de identificação dos serviços públicos disponíveis para encaminhamento.
d) importância da ampliação do conhecimento geral acerca das questões que envolvem os temas que envolvem o direito à vida como bem inalienável. 

4 - SEAE -Assistência  Espiritual 
Oficina: "O atendimento fraterno em defesa da vida"
Facilitador: ?

Objetivo
- colocar em discussão a importância do "olhar em defesa da vida" para a tarefa de atendimento fraterno ao Ser que se apresenta em estado de sofrimento. 
- Capacitar os trabalhadores para uma escuta qualificada, que possibilite identificação de situações que representem ameaça a vida, tais como tendências suicidas, situações de conflito por gravidez indesejada, doenças psiquiátricas, etc... 
- Reconhecer a importância do conhecimento doutrinário para prestar orientação ao SER que se apresenta em situações de sofrimento físico ou moral. 
- discutir a organização do atendimento fraterno em adequação as recomendações da federativa.

5 - SEAE -Assistência  Espiritual 
Oficina: "Qualificando a recepção para o acolhimento ao SER, em Defesa da Vida!" 
Facilitador: ?

Objetivo: capacitar os trabalhadores para qualificação da atividade de recepção na casa espírita, considerando a relevância do aprimoramento da capacidade de percepção, de observação e de acolhimento ao indivíduo nas situações que sinalizam risco de ameaça à preservação da vida, possibilitando uma recepção pro-ativa.


6 - SEAM -  Atendimento Mediúnico 
Oficina: "Depressão, Mediunidade  e Obsessão! Uma reflexão em defesa da vida!
Facilitador: Carmem Silveira  

Objetivo: refletir sobre a relação entre esse fatores, sob a ótica da defesa da vida,  buscando entender os desdobramentos desses fatores sobre o comportamento do indivíduo, como um fator de ameaça à vida. 

7 - SEAM -  Atendimento Mediúnico 
Oficina: "A importância do diálogo em defesa da vida no atendimento Mediúnico!
Facilitador: ?

Objetivo: Refletir sobre a importância do diálogo na ótica da defesa da vida, à  luz da doutrina espírita, na tarefa de atendimento mediúnico, como fator importante para o esclarecimento dos espíritos equivocados que se apresentam em atitudes que ameaçam o direito à vida para aqueles que se encontram sob sua influência. 

8 -Administração     
Oficina: "A capacitação em Defesa da Vida  como fator motivacional para adesão ao trabalho voluntário  na casa espírita."
Facilitador: ?
Objetivo: Despertar o interesse pela temática em defesa da vida e estimular a busca de aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como elemento motivacional para adesão ao trabalho voluntário. 

9 -Comunicação Social         
Oficina: "O espírita em defesa da vida na atitude cotidiana e na utilização responsável das redes sociais"
Facilitador: ?

Objetivo: Refletir sobre a importância da participação dos espíritas na sociedade, e a relevância da contribuição da visão espírita de mundo e de homem  nas ações em defesa da vida.   

Continuação da reunião: 

ELEMENTO DE APOIO - foi sugerido a possibilidade de acompanhamento das oficinas e centros de interesse por companheiros indicados pela coordenação do EREU.  Ficou definido que esses companheiros indicados darão todo o apoio ao facilitador indicado pelo ceerj para conduzir a oficina. Esses nomes serão conhecidos na próxima reunião do reunir. 

INDICACAO de companheiros para APOIO - Cada coordenador de CEU na próxima reunião trará 2 pessoas para compor esse quadro de apoio. Esses indicados precisarão ser pessoas com disponibilidade para a tarefa e com dinamismo para atuar nessa função. Depois do EREU eles participarão da nossa reunião  como elementos auxiliares para avaliação do evento.  

AJUSTES DE ENDEREÇOS - foram feitos os ajustes nos endereços e nos nomes dos representantes de cada CEU para elaboração do folder.

OFICIO para o CEERJ - Beth ficou responsável de fazer o ofício para o Ceerj  para informar os objetivos e decisões para fins de organização deles. 

EXPOSITOR do TEMA CENTRAL - seguida conversamos sobre a pessoa a ser convidada para fazer a palestra de abertura do encontro. Foram cogitados vários nomes Evaldo, Olivia, Beto, Márcia Pini. 

FOLDERS - Foi definido que faremos 5000 folders para divulgar ao público espírita o evento e estimular a participação no futuro.  Também vamos encaminhar o folder para divulgação no site do ceerj.

CARTAZ - Cada CEU ficará responsável por imprimir os cartazes para suas casas espíritas. 

BLOG do REUNIR V - vai ser atualizado para garantir a divulgação.  

OFICIOS PARA CASAS ESPIRiTAS - s ofícios para as casas espíritas serão providenciados pelo CEU.

APRESENTADOR  - Foi conversado sobre quem poderia fazer a apresentação/cerimônial do EREU.  Foi sugerido por todos que seja o Gabriel  Marins de Araruama. 

AMBIENTAÇÃO - Foi sugerido que tenhamos música ambiente antes e durante o evento e na abertura música ao vivo. Para abertura musical foi sugerido que  se possível também incluir uma canção que tenha a ver com o tema para que seja feita  com apresentação de DANÇA. 

VENDA DE CD da COMEERJ - Para viabilizar a venda dos CDs da comeerj sugerimos que a equipe do polo e o Rodrigo possam participar para fazer a divulgação. 

CAMISETA -Foi sugerido também fazer uma Camiseta para receber as pessoas em nome do Reunir e cada um paga a sua. Usarão essa camisa os coordenadores, os apoios e a recepção. Na camisa terá na arte o nome do evento, o reunir e nas costas (organização do evento)

CRACHÁS  - serão feitos pelo Walde - Foi sugerido que a recepção/distribuição seja feita pelo CEU de origem da pessoa. Ficou acertado que os crachás serão entregues por ordem de CEU através de duas pessoas indicadas pelo coordenador do CEU. 

PRÓXIMA REUNIÃO - Ficou decidido que faremos uma reunião extraordinária no dia 03 de maio no CETJ.
Fica mantida também a reunião marcada para 24 de maio.

Nada mais a tratar encerrou-se a reunião com a prece proferida por Flávio.

Cabo Frio, 22 de MARÇO de 2015




2015_ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO REUNIR V
PARA ORGANIZAÇÃO DO EREU 2015

Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro, às 9 horas da manhã, reuniram-se no CENTRO ESPIRITA TRABALHADORES DE JESUS os representantes de todos os CEU da Região para realizar a PRIMEIRA reunião administrativa do REUNIR CINCO. NO ANO DE 2015. Estiveram presentes os companheiros abaixo relacionados:

26º CEU:  Rogerio Martins
33º CEU/UEM:  Esmeralda
34º CEU:  Flavio, Beth, Celeste
35º CEU:  Gabriel Neto
39º CEU:  Roberto Feitosa
44º CEU: Esmeralda

A reunião foi aberta por Beth, coordenadora do CEU anfitrião, que solicitou Flavio fizesse a leitura da página Mãos a Obra escolhida de forma aleatória no livro Pão Nosso de autoria de Emanuel psicografado por Chico Xavier em segui da o companheiro Roberto do 39º CEU proferiu a prece de abertura.
Após a abertura houve uma conversa sobre a organização do EREU no ano anterior e sobre o processo de avaliação e lido o regulamento de organização do EREU emitido pelo CEERJ
Dando continuidade, passou-se então a discutir a organização do EREU 2015, sendo deliberadas as seguintes questões:
Cidade sede: Cabo Frio
Coordenação Geral:    
CEU ANTERIOR: 33º
CEU ATUAL: 34º
CEU SEDE FUTURA: 26º   
Local de realização:       a definir
Horário de realização:   8:00 às 16:00 h
Público Alvo:               
Dirigentes e coordenadores das IE
Dirigentes e Coordenadores de CEU 
Coordenadores e dirigentes de serviços e atividades das IES 
Tarefeiros dos serviços e atividades desenvolvidas pelas IE
Jovens trabalhadores das atividades com juventude
TEMA:    “150 anos do CEU e INFERNO – Esperanças e Consolações”
OBJETIVO GERAL:          
Refletir sobre as lições do livro O Céu e o Inferno compreendendo a importância de aprofundar o conhecimento e a vivencia dos postulados espíritas no cotidiano das casas espiritas, integrando as gerações (infância, juventude e madureza)

PROGRAMAÇÃO:           
08:00 a 08:45   – Acolhimento e Recepção
08:45 a 09:00   – Ambientação
09:00 a 09:15   – Abertura
09:15 a 09:30   – Exposição da estrutura do Movimento Espirita
09:30 a 10:00   – Exposição do tema central
10:00 a 12:00   – CI e Oficinas de qualificação de dirigentes e trabalhadores do ME
12:00 a 13:30   – Almoço
13:30 a 14:00   – Ambientação e Dinamização do grupo na quadra
14:00 a 16:00   – CI e Oficinas de qualificação de dirigentes e trabalhadores do ME
16:00 a 16:20   – Avaliação no grupo
16:20 a 17:00   – Encerramento .

CENTROS DE INTERESSE:
Serão oferecidos 03 (três) CENTROS DE INTERESSE sugeridos pela regulamentação do CEEU:
1.       UNIFICAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
2.       ESTUDOS ESPIRITAS – AREE
3.       JUVENTUDE

CI AREA DE UNIFICAÇÃO
Objetivos:  “planejamento estratégico”
Público Alvo: exclusivamente os DIRIGENTES das Instituições Espíritas e os coordenadores de CEU da área de Unificação e da Área de Educação Espírita.

CI AREA DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA
Objetivos:  Verificar com Darcy
Público Alvo: Coordenadores de CEU da área de Doutrinária e responsável pela área doutrinária da casa espirita.

CI JUVENTUDE ESPIRITA
Objetivo- “Debater processo de inclusão do jovem no movimento espirita organizado”
Público Alvo: COORDENADORES e FACILITADORES DO MOVIMENTO ESPIRITA DE MOCIDADE

OFICINAS DE QUALIFICAÇÃO
Ficou definida a realização de oficinas de qualificação para dirigentes e trabalhadores dos diversos segmentos de serviço, conforme o levantamento da demanda.
Objetivo especifico das oficinas
O objetivo específico de cada oficina será definido após a escuta das demandas do movimento espírita que será promovida e concluída pelos CEU até o dia 15 de MARÇO de 2015.
Observação: O público alvo dessas Oficinas  são os TRABALHADORES e DIRIGENTES das diversas atividades e serviços oferecidos pelas Instituições Espíritas da Região.
Sugestão: FOCAR o trabalho do EREU no voluntariado e na conscientização para a importância da qualificação da mão de obra
ABERTURA:
CEERJ – Humberto fazer uma apresentação da estrutura do movimento espirita no todo
Exposição inicial: convidar alguém para fazer a explanação do tema central para sensibilização dos participantes

FACILITADORES
Os facilitadores dos CENTROS DE INTERESSE E DAS OFICINAS DE QUALIFICAÇÃO serão indicados pelo CEERJ ou pelo movimento espirita local, a decidir nas próximas reuniões.
DIVULGAÇÃO
CARTAZ - Será preparado com a data e local assim que for definido o espaço a ser utilizado.
FOLDERs – fazer  5000 para divulgação ao publico das casas espiritas, visando divulgar o evento e motivar a participação futura de outros frequentadores a partir do conhecimento da proposta. Ficou acertado que o custo será rateado entre os CEUs
INSCRIÇÕES
Período: mês de abril no período de 01 a 30. 
Fichas de inscrição: Será elaborada uma ficha de inscrição física para viabilizar a inscrição, e a criação de ficha virtual no SITE do Reunir V, após a definição das oficinas na próxima reunião.
Sugestão:  incluir na ficha de inscrição o pré-requisito para participação nas oficinas.
SENSIBILIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESPIRITA
Necessário continuar a conscientização do movimento espirita para inscrever no EREU apenas os trabalhadores aptos a se tornarem multiplicadores das discussões nas casas espiritas. 
ORGANIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA
ALIMENTAÇÃO
As definições de almoço serão discutidas no próximo encontro
EQUIPE DE TRABALHO
Cabo Frio vai levantar a mão de obra local e caso necessário serão convidados trabalhadores dos demais CEU.
Horário de chegada dos trabalhadores: Os representantes dos CEU apontaram a importância dos responsáveis dos CEUs chegarem cedo para ajudar no acolhimento dos demais participantes.
Entrega de crachás: Sugestão de Saquarema é fazer a entrega dos crachás por CEU com trabalhadores do próprio CEU
Valor do almoço: Avisar na ficha de inscrição o custo da refeição que vai importar em R$15,00 e pedir para informar se vai almoçar ou não.
Café da manhã: usar a maquina de café do Polo XI
PRÓXIMO ENCONTRO DE TRABALHO PARA ORGANIZAÇÃO DO EREU – dia 22 de abril no CETJ
Nada mais a tratar encerrou-se a reunião com a prece proferida por Flávio.
Cabo Frio, 25 de janeiro de 2015

Nenhum comentário: